sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Kommunikologie II

Kommunikologie II


Os transportes são segmentos que mais se utilizam de uma comunicologia. Elementos visuais capazes de transmitir uma informação com precisão, evitando possibilidades de duvidas quanto a sua interpretação. Uma palavra, uma frase ou um texto pode ter mais de uma possibilidade de interpretação, dependendo do conhecimento de quem escreve e de quem o lê, quem o interpreta. Na comunicologia (Kommunikologie) a interpretação é única, exata, precisa.
A navegação é um dos mais antigos transportes de cargas e de passageiros. Tendo em vista os valores das cargas transportadas, valores emocionais e econômicos, regras foram estabelecidas. Daí a necessidade de proteção às cargas e/ou passageiros, antes, depois e durante o embarque. Desde a captação de cargas e passageiros à chegada ao terminal final, estação de desembarque de passageiros ou terminal de descarga. 
Desde a época das grandes navegações e descobertas de novos continentes, uma terminologia vem sendo criada para dar exatidão e precisão ao transporte marítimo. Navegadores que se aventuraram a navegar fora do Mar Mediterrâneo foram aos poucos criando nomenclaturas de precisão. Não tinham bussola, orientavam-se pela Estrela do Norte ou Polar, que indica a posição Norte. Ao navegar de Norte (N) para Sul (S), a costa do continente africano em suas primeiras navegações, buscando um caminho marítimo para as Índias, denominaram com linguagem marítima as laterais, esquerda e direita das embarcações.
Definiram o lado da embarcação, aquele em se que avistava o continente, de bombordo, que em um contato visual os colocava em contato com o a terra, qualquer dificuldade, a solução era procurar um local para atracar, o lado bom. O lado oposto foi chamado de este bordo, estibordo. Denominou-se então o bombordo e o estibordo, nomenclaturas que permanecem até hoje mesmo com novas redenominações criadas.
A visão cartesiana focada no Norte do gráfico, onde tudo aporta para o norte criou novas denominações, norteando novas definições como bombordo e boreste. Bombordo é o lado esquerdo da embarcação, o mesmo bombordo dos primeiros navegadores e boreste, o lado oposto ao bombordo, o lado direito da embarcação, o estibordo denominado pelos antigos aventureiros.  As duas nomenclaturas são utilizadas na navegação, sem causar duplicidades de interpretação.
Hoje todos os navios obedecem a regras luminosas para navegação. Um navio se desloca, navega, com todas as luzes apagadas, para evitar diversidades de interpretações quando avistado à distancia. Para não causar incômodos à tripulação embarcada durante á noite, existem nas escotilhas, tampões que são fechados evitando a passagem de luz para o exterior. Além das luzes exclusivas de navegação existem duas luzes que são posicionadas nas laterais dos navios, os bordos. Uma verde no bordo direito (estibordo/boreste) e uma vermelha no bordo esquerdo (bombordo/bombordo), de modo que durante a noite seja possível distinguir o rumo de navegação de um navio, mesmo distante é possível saber se ele navega contra ou a favor daquele outro navio que o avista no horizonte. Esta codificação foi mantida na navegação aérea.
Durante a ancoragem é permitido que os navios mantenham todas suas luzes acesas, fato que percebemos ao olhar para o horizonte em cidades portuárias, navios de passageiros ficam todos bem iluminados. Observamos navios fundeados ao denominado largo, aguardando autorização e a definição do berço de atracação e a condição de atracação, se vai ser de bombordo ou boreste, referindo-se ao lado do navio que devera encostar-se ao cais.

Escrito para/Publicado em:
Informática em Revista
Novembro/2013

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  21/10/2013



Roberto Cardoso
(Maracajá)

ESTRATEGISTA
Kommunikologie



023.1461.13
CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
Cientista Social
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Kommunikologie

Colunista em Informática em Revista

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)








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