terça-feira, 7 de maio de 2013

HUG BUG do Amarante


HUG BUG do Amarante
HUG e BUG em São Gonçalo do Amarante

 

O aeroporto se São Gonçalo do Amarante (SGA), no RN, segue com um vento de cauda. Um vento a favor de seus planos de voo, do seu direcionamento, sua construção e seus objetivos. São Gonçalo começará suas operações assim que o atual aeroporto de Natal, o Augusto Severo (NAT) encerrar suas atividades. Sendo a data prevista de inauguração com um voo da empresa aérea Gol, em 01/04/14, ano da Copa iniciando com um gol no RN.

O consórcio construtor e operador do novo aeroporto já começa a buscar empresas que desejem fazem em SGA um HUG, ou seja, uma base aérea de aviação comercial, uma central logística de cargas e passageiros. Um aeródromo centralizador e distribuidor de voos no Brasil e na América do Sul. Captando voos do hemisfério norte, oriundos do EUA e Europa, distribuindo passageiros e carga no BRA e na América do Sul (AS) com possibilidades de chegar a América Central (AC) e vice versa. Novamente o elefante com o mundo sobre as costas como Anatomia Cartesiana do RN e O Elephante de Shiva (O Mossoroense de Mossoró/RN em 23/08/12 e 07/11/12).

Aeroportos enormes funcionando como uma cidade já existe em países do hemisfério norte (HN), cada grande empresa aérea possuidora de uma grande frota de aeronaves tem seu HUG.  Considerando que o RN pode fazer parte de vários vértices de ângulos e triângulos, abrindo o ângulo em direções diversas, torna-se um ponto estratégico. Na Segunda Guerra Mundial já houve a presença das forças aliadas por esta razão. O aeroporto de SGA se posiciona como captador e distribuidor do fluxo aéreo de cargas e passageiros entre o HN e HS do planeta. Da mesma forma se posiciona em relação ao Brasil e a América do Sul.

Todas as triangulações passam pela região, tal como na 2ª GM com a Europa e a África. O RN está em um vértice de triangulo formado com a CEE e os EUA. É o vértice de um triangulo formado pelo RS e extremo do AM. Um vértice formado com Argentina e Venezuela. Triângulos que cobrem o Brasil, a América do Sul e o trafego entre o hemisfério norte (HN) e o hemisfério sul (HS). O Trampolim da Vitória tem tudo para acolher um HUG captando voos do HN e distribuindo voos para o Brasil e America do Sul. Para que tudo aconteça é preciso acertar os BUGs. Transito e acessibilidade a deficientes e eficientes. Mobilidade urbana, que o VLT (veículo leve sobre trilhos) não se torne um veiculo lotado ou lento sobre trilhos.

A cidade de São Gonçalo do Amarante já foi palco de tragédias e massacres. Já foi ocupado por índios, por portugueses e holandeses, por nativos e por pernambucanos. Seu território já pertenceu a Natal e Macaíba. Hoje faz divisa com cinco municípios e deverá fazer divisas com o mundo.

A data de aniversário da cidade acontece em janeiro, o mês que inicia o ano que também são festejadas em duas cidades que são portas do Brasil para o mundo. Rio de Janeiro e São Paulo.

A cidade de São Gonçalo do Amarante/RN com o AIRN faz aniversário no mesmo dia que São Paulo/SP, 25 de janeiro. A Avenida 20 de Janeiro dá acesso ao AIRJ – Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

 

AIRJ AIRN

 
Parnamirim/RN -  07/05/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Cientista Social
Jornalista Científico
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário