quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Santo do pau oco e o contrabando de minerais


Santo do pau oco
e o
contrabando de minerais

Atualmente a expressão ‘Santo do pau oco’, pode designar uma pesoa dissimulada. Mas sob o ponto de vista do contexto histórico está relacionada [a expressão] ao contrabando de ouro e pedras preciosas, durante o período colonial do Brasil, fato que alguns dizem ser uma lenda. Imagens de santos eram confecionadas com uma cavidade interna para esconder a valiosa mercadoria e chegar ao seu destino final,  sem ser notada

O elemento mineral precioso da atualidade é a água, composta por uma fórmula simples de dois átomos de hidrogenio e um de oxigenio — H2 O, popularmente conhecida. Os dois elementos químicos são encontrados na natureza sob a forma gasosa, mas quando associados formam a água que se apresenta na forma líquida, em gelo na forma sólida, e em vapor d’água na forma gasosa.

A água ocupa uma área aproximada de dois terços da superfície da Terra e representa em torno de 70% do nosso peso. Na visão chinesa a água representa e simboliza a vida. Nos estados físicos da matéria é o liquido, algo entre o sólido e o gasoso. O meio termo entre a matéria sólida e o invisível. A religiosidade tem o peixe como um dos seus simbolos, e a água é o seu habitat.

Historiadores afirmam que as próximas guerras serão pela disputa de água. A água potavel está cada vez mais escassa no planeta. A sua disponibilidade está menor, em razão do modernismo tecnológico e mau uso, que poluem as ofertas de águas disponíveis à humanidade. O Brasil dispõe de uma grande reserva subterranea chamada de aquífero Guarani.

Para produzir um kilo de carne bovina são necessarios em média 15 mil litros de água, com calculo baseado pela produção de alimentos para alimentação dos rebanhos e limpesa dos dejetos.

Navios graneleiros saem carregados com soja do porto de Paranaguá/PR. Carregamentos de soja que percorreram o estado do Paraná, em carretas, e formam filas quilométricas na estrada aguardando uma oportunidade de descaregar no porto. Navios tangue com suco de laranja são abastecidos no porto de Santos/SP, enquanto outros levam açucar e café. Aviões decolam de aeroportos no nordeste levando frutas, que chegarão a outros países a tempo do breakfast.

Milhões e milhões de litros de água são necessários para produzim cereais, frutas e carnes. Emquanto anos após anos o Nordeste sofre com a seca, rios de água são exportados dissimulados em alimentos. Alimentos com preços determinados em bolsas internacionais e condições sanitárias rígidas, com regras definidas por países compradores.

O celeiro do mundo segue sua produção. Explorando extensas áreas agrárias, mão de obra e o líquido precioso. Utilizando adubos quimicos importados e poluindo mananciais. Tudo em benefício dos compradores. Continua exportando produtos primários, agora em belas embalagens produzidas pela tecnologia de alimentos e a natureza. A galinlha dos ovos de ouro, não pode ser sacrificada, caso contrário não haverá mais ovos.


 
Parnamirim/RN -  05/02/2013
 
 
 
 
Palavras chaves:
Comunicologia
 
Keywords:
Communicology
 
Palabras claves:
Comunicologia
 
Stichworte:
 Kommunikologie                            
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Marine and Land Survey
Cientista Social
Jornalista Científico
Técnico em Meteorologia
Produtor Cultural | Agente Cultural | Ativista Cultural
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário