sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dialética do simples e do complicado


A dialética do simples e do complicado

A informática, o computador, os aparelhos telefônicos cada vez mais modernos. Uma janela para o mundo, uma porta para o universo. Windows and door, ventana y puerta, textos e imagens. a janela do caritó moderno.

A simplicidade da consulta e das descobertas, com algumas digitações e simples comandos. O mundo diante dos olhos e ao comando dos dedos. E a complicação do descarte de aparelhos ultrapassados. O simples e complicado, o soft e o hard. Soft complicado fazer, fácil descartar, deletar. Hard mais simples construir e um quanto difícil descartar, não é um simples deletar.

O desenvolvimento tecnológico das ultimas décadas, modificou o comportamento da sociedade, formando um novo paradigma. Os equipamentos de informática vêm tornando-se cada vez mais produtos de primeira necessidade do consumidor, os mais recentes eletrodomésticos incorporados ao mobiliário doméstico.

A “terceirização” e a “quarteirização” vão cada vez tornando a distancia maior entre o fabricante e o consumidor final, o usuário. Polos industriais podem estar a milhares de quilômetros do consumidor, ate mesmo do outro lado do planeta de um mundo globalizado. Países que não fazem parte do clube dos desenvolvidos, não acompanham a velocidade da tecnologia estão e estarão sempre sujeitos a adquirir este lixo cibernético não mais usado pelo primeiro mundo.

A humanidade vive um sistema de trocas, as trocas simbólicas de bens e mercadorias. O uso e a necessidade, a necessidade define o valor do produto. Um produto vale tanto quanto o serviço prestado e a necessidade do consumidor, o necessitado ou usuário.

Equipamentos de informática instalados e funcionando tem além do seu custo de fabricação e circulação de mercadorias, um custo operacional e de instalações: ar condicionado e mobiliário ergonômico para seus operadores. Iluminação e sistemas emergenciais de energia elétrica. Periféricos operacionais. Arquivos físicos magnéticos e eletrônicos. Divididos em duas grandes classes hard e soft. Os hards se tornam uma problemática ecológica e ambiental a medida do seu consumo e deterioração, um desgaste físico e tecnológico.

Um novo homem se anuncia, a geração do pós-humano, um homem vivendo, convivendo e dependendo da informática e da informação. Mas é necessário saber conviver com seus usos e desusos.

 
Parnamirim/RN -  20/02/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
 
 
Cientista Social
Jornalista Científico
 
Colunista
 Informática em Revista
Natal/RN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário