quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TIC tic nervoso


C&T – Ciência e Tecnologia. TI – Tecnologia da Informação. C,T & I – Ciência, Tecnologia e Inovação. TIC – Tecnologia, Informação e Conhecimento. TCI – Tecnologia, Conhecimento e Informação.  TC – Tecnologias da Comunicação. TI&C – Tecnologia da Informação e Comunicação.

Esoterismo tecnológico. [...] “autopistas de la información”, sonido digital, fibra óptica o televisión por cable, son algunas de las novedades que cada dia resultan más presentes (y tal vez inevitables) en nuestra vida. [...], Negroponte em 1995.

 

Vivemos hoje um mundo agregado pelo conhecimento e pela informação, dominado pela informatização. O conhecimento é fruto do somatório de informações disponibilizadas pelo meio em que vivemos. Informações que podemos obter pelos cinco sentidos do corpo humano, tomando ciência e consciência do que ocorre ao nosso redor. Conhecimento: “O paralelismo do sensível pelo corpo unido ao inteligível recordado pela alma” (Santos, in Platão). “As experiências cognitivas da alma” (idem).

As informações são corriqueiramente obtidas pelos nossos sentidos, somos a todo o momento surpreendidos por uma ligação telefônica, por uma mensagem SMS, ou por um alerta, vibratório ou sonoro, programado no celular ou no despertador. Por uma notícia no rádio ou por um noticiário extraordinário na TV. E até por um carro de som que passa pela rua, ou uma sirene da polícia, do bombeiro ou uma ambulância, indicando um atendimento de emergência. Todas captadas e percebidas, assimiladas e absorvidas por nossos sentidos. As informações são levadas ao cérebro por meio de um sistema de nervos sensoriais e ali arquivadas, no cérebro, tal como um HD, para em um determinado momento — ou no mesmo momento — serem regatadas, e agregadas a outras informações, criando uma nova informação, produzindo um conhecimento.

TI - Tecnologia da Informação é todo e qualquer aparato tecnológico utilizado como suporte físico e/ou tecnológico para transmissão de uma informação, de um conhecimento. A característica tecnológica do suporte está relacionada ao momento tecnológico da humanidade, A máquina de escrever e a tipografia já foram o meio mais avançado, utilizando o papel como suporte. O disquete e o vinil foram substituídos pelo CD, o VHS pelo DVD. A sequencia, do rádio, depois a TV e agora a internet, sendo um dos últimos suportes tecnológicos por meio de um monitor (tela). A cada momento, uma tecnologia predomina e determina um suporte, a exemplo de: “O computador como um dispositivo de comunicação” de Licklider e Taylor (Kirkpatrick, 2011).

Unas tecnologías que caracterizan ya el final de siglo y la llamada era de la información

con que se abre el nuevo milenio. En realidad la tecnología (cualquier tecnología), unida a la ciência (Negroponte, 1995).

 

Tanto conhecimento e tanta informação nos envolvendo no dia a dia que estamos vulneráveis a  um tic tic nervoso, e sempre evitando chegar a ficar com um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC).

 

 
Parnamirim/RN -  31/01/2013
Publicado
 
Informática em revista | Fevereiro/2013
 
 
 
Palavras chaves:
Comunicologia; Informática; Tecnologia da informação
 
Keywords:
Communicology
 
Palabras claves:
Comunicologia
 
Stichworte:
 Kommunikologie
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Marine and Land Survey
Cientista Social
Técnico em Meteorologia
Produtor Cultural | Agente Cultural | Ativista Cultural
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
P
 
P
 
 
 

 
  

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário